Durante o dia, não precisa mais usar o relógio no pulso. Basta levar a garrafa na mochila. É isso mesmo! E mais legal ainda é aprender a reutilizar um produto. Quem já conhece os numerais vai adorar fazer esse novo relógio. Mas todos podem brincar com o sol.

Quem ensinou foi o físico Adalberto Anderlini de Oliveira, instrutor da Estação Ciência, da USP.

material

Material necessário

– 1 garrafa de plástico transparente
de 600 ml
– 1 parafuso
– 1 folha de papel
– Régua
– Barbante
– Fita adesiva
– Canetinha
– Tesoura

Passo a passo:

foto 1 1. O primeiro passo precisa ser feito por um adulto. Faça um furo no meio da tampinha e outro na base da garrafa, com a ponta de uma faca ou, com a ajuda de um alicate, segure um prego e aqueça a ponta dele no fogo, furando o plástico.

 

foto 2 2. Passe o barbante pelo furo da base. Se a ponta não passar, enrole-a com a fita adesiva, pois isso facilita. Deixe 10 cm de barbante extra na base da garrafa.

 

 

foto 3 3. Dê um nó no barbante extra e prenda bem. Se você puxar e o nó passar para dentro da garrafa, puxe-o de volta e dê outro nó, pois o barbante tem de ficar preso na base.

 

 

foto 4 4. Passe a corda pela tampa da garrafa e tampe.

 

 

 

 

foto 5 5. Estique bem o barbante e faça outro nó. O barbante de dentro da garrafa precisa estar bem esticado, senão o relógio não vai funcionar.

 

 

 

foto 6 6. Corte a tira de papel. Ela deve medir a metade da volta da garrafa. Essa aqui tem 22 cm. A metade são 11 cm. Aí entra a regra de três, para saber a distância entre os pontos da faixa.

 

 

foto 7 7. Marque na tira espaços de 0,9 cm. Ao todo, são 12 espaços. Faça as linhas com canetinha e coloque os números, do 6 ao 17 (que correspondem a das 6h às 18h), da direita para a esquerda – é assim que o sol incide.

 

 

foto 8 8. Coloque a tira com os números voltados para dentro e prenda com a fita adesiva.

 

 

 

 

foto 9 9. O relógio está pronto. Para saber o horário, coloque a garrafa na direção norte/sul e a sombra vai mostrar bem a hora certa! Olha só: são 11h45!

 

 

 

Atenção!

Regra de três
24h – 22 cm
1h – x cm
x = 0,9 cm

 

[BBL]relógio,relógio de sol,natureza,experiência,cientista,pesquisa,criança,estudos,escola,aluno,professor,garrafa,fazendo arte[/BBL]