mochila(1)

As mochilas são consideradas grandes vilãs dos problemas de coluna em estudantes. Nessa fase, os estudantes necessitam levar à escola vários itens dentro da mochila, o que causa grande concentração de peso nas costas. O excesso de peso colocado dentro das mochilas pode causar uma série de problemas, como dores, desenvolvimento incorreto da postura, desvio na coluna, escoliose, hiperlordose, hipercifose, pinçamento de nervo, hérnia de disco e outros.

Para que não se adquira estes problemas de coluna, é necessário distribuir corretamente o peso levado. Nas costas, pode-se levar uma carga que se aproxime a 10% do peso corporal e este índice nunca deve ser ultrapassado para que não haja risco de desenvolvimento de um problema precoce na coluna. Caso o material necessário para o estudo em sala de aula atinja um peso superior aos 10% recomendáveis, é necessário a utilização de mochilas com rodinhas para que não sobrecarregue o corpo.

Outra dica importante para não atrapalhar o bom funcionamento da coluna é sempre utilizar as alças da mochila nos dois ombros para que a carga fique distribuída de forma igual entre os ombros. Se a mochila for do estilo carteiro, deve-se variar os lados para conduzi-la.