Eugenie Blanchard, 114 anosA francesa Eugenie Blanchard, que vive na ilha caribenha de São Bartolomeu (Saint-Barthelemys, em francês), território pertencente à França, é a nova mulher mais velha do mundo, segundo a mídia francesa. Blanchard, uma ex-freira de 114 anos, assumiu o posto após a japonesa Kama Chinen morrer no último domingo aos 115 anos. As informações são da agência Reuters.

A ex-freira nasceu em 16 de fevereiro de 1896 e mora em Gustavia, capital da ilha caribenha. Kama Chinen, nascida em 10 de maio de 1895, passou os últimos anos de sua vida em uma clínica geriátrica em Nanjo, no sudeste da ilha de Okinawa. A família preferiu não divulgar a causa de sua morte.

Chinen se tornou a pessoa mais velha do mundo em setembro de 2009, quando Gertrude Baines morreu em um hospital de Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 115 anos. De acordo com o Gerontology Research Group, que faz levantamentos sobre pessoas com idades extremamente elevadas, existem 75 pessoas com mais de 110 anos no mundo. Ainda segundo a instituição, o Japão é o país com o maior número de centenários – são mais de 40 mil pessoas com mais de 100 anos vivendo no país.