cachorro-viagemÉ as férias estão se aproximando… agenda lotada, viajar, passear, muita diversão mas o bichinho de estimação como fica?

Qual é a melhor opção para ele? Vamos ver algumas dicas…

Em casa

Você pode pedir para aquele seu amigo ou vizinho que passa diariamente em sua casa para cuidar da alimentação, verificar a água, limpar os dejetos e passear com o seu animal, respeitando ao máximo os hábitos que ele já tem com você. O importante é garantir que essa pessoa irá realmente cuidá-lo.

Ou levar seu animal com você

Se a viagem for de carro, não se esqueça de levar água para o seu animalzinho beber. Faça paradinhas para ele fazer suas necessidades e descansar um pouquinho do stress da viagem. Em viagens de avião, até permitem que você viaje na poltrona com o seu bichinho, mas é preciso entrar em contato com a companhia para tirar possíveis dúvidas. Os animais costumam viajar no compartimento de bagagem, arcondicionados em caixas especiais em que eles possam ficar em pé e se mover.

No Brasil, o Ministério da Agricultura exige o Certificado Sanitário, com a raça, o nome, origem do animal, nome do proprietário e carteira de vacinação completa emitida por um veterinário registrado. Este documento garante que o seu animalzinho está livre de doenças contagiosas e que pode circular.

Essas são algumas dicas, mas você pode participar enviando mais dicas importante para ter suas férias tranquila com seu bichinho de estimação e com segurança.