Dachshund Miniatura01 Dachshund Miniatura02

Para quem quer adquirir essa raça e tem algumas dúvidas, ai vão as respostas.

Conheça agora a vida dessa raça lindinha.

O Dachshund, conhecido oficialmente como Teckel no Brasil, é um cão bastante popular. Ele está entre as dez raças com maior número de filhotes registrados na CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) nos últimos anos.

Astuto e fiel, é um ótimo animal de estimação para a família. Com um latido surpreendentemente alto para seu tamanho, também pode ser um excelente vigia para a casa.

O Dachshund Miniatura se apresenta em três variedades de pêlos: curto, duro e longo. À idade de 18 meses, ele pode atingir até 3,5 kg. Os cuidados com o Dachshund Miniatura de pêlo curto não precisam ser muito intensos, enquanto os exemplares de pêlo duro e longo requerem uma escovação mais cuidadosa.

Com o porte pequeno, ainda menor do que o do Dachshund Standard, esta raça não precisa de muito espaço dentro do lar. Se acostumado desde cedo a caminhar por longas distâncias, o Dachshund Miniatura consegue acompanhar o dono. O único cuidado que se deve ter com este cão é evitar que ele pule de grandes alturas, pela tendência a apresentar problemas na coluna vertebral.

Histórico

O Dachshund é conhecido desde o século XVI. Descendente das antigas raças de cães caçadores da Alemanha, era utilizado no combate aos texugos (“Dachs”).

A variedade de Dachshund mais antiga, de pêlo curto, é também a favorita entre os brasileiros. A variedade de pêlo longo surgiu do cruzamento entre o Dachshund de pêlo curto e alguns cães de tiro, enquanto o Dachshund de pêlo duro é resultado do cruzamento entre várias raças de terriers.

A rainha Vitória, da Inglaterra, foi a primeira pessoa a ter um Dachshund naquele país, em 1839. E desde então esta raça vem conquistando muito fãs pela Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

Saúde

A raça apresenta algumas doenças, tais como:

Hérnia de disco

Facilitada pela sua longa coluna vertebral, atinge muitos exemplares da raça, causando dor, incômodo e dificuldade de locomoção. Não de descobriu ainda caráter hereditário.

Cálculos renais

A alimentação com alto teor de proteína e magnésio, além da propensão natural, fazem com que esta seja uma condição comum na raça.

Tumores mamários

Muito comum entre as fêmeas da raça.

Otites

Acontece devido à conformação de suas orelhas, que facilita o acúmulo de cerúmem e propicia condições como umidade e pouca ventilação.