Para a decoração será necessário:

Bandeirinhas coloridas,fogueira,trajes,música,brincadeiras e muitas coisas gostosas relacionada a festa junina.

Como fazer!

bandeirinha coloridas

Para fazer as bandeirinhas é necessário comprar folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores. Recorte bandeirinhas em formato triangular e cole-as em um fio de barbante. Prenda o barbante de um lado a outro da sala, da garagem ou do quintal. Faça várias fileiras de bandeiras, para dar um colorido especial à festa!

Em uma festa junina não pode faltar a fogueira não é verdade?

fogueira

Então mãos a obra: compre papel laminado nas cores vermelha e amarela. Amasse o papel de forma a imitar as labaredas. As folhas amarelas devem ficar na parte de dentro, para imitar a chama mais forte do fogo. Junte uns gravetos de madeira para colocar em volta e monte a fogueira.

E os trajes?

Esse é muito importante para que todos entrem no clima da festa, será muito divertido que todos venham caracterizados com trajes típicos.

Exemplo:

Para os cavalheiros: camisa xadrez, calça jeans com retalhos costurados, chapéu de palha; lenço no pescoço, bota de cano alto e bigode desenhado com lápis de olho.

menino caipira

Para as damas: vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de olho.

caipirinha_menina

É a hora do baile!

baile

O ritmo típico das festas juninas é o forró. Dentre os compositores e cantores mais requisitados, destaca-se o pernambucano Luiz Gonzaga. Durante a festa, a música deve ser constante, mas não muito alta, para não atrapalhar as conversas e não incomodar. Algumas músicas clássicas que não podem faltar:

Capelinha de melão, de João de Barros e Adalberto Ribeiro
Olha pro céu, meu amor, de José Fernandes e Luiz Gonzaga
Pula a fogueira, de João B. Filho
Cai cai balão (autor desconhecido)
Sonho de papel, de Carlos Braga e Alberto Ribeiro
Pedro, Antônio e João, de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago
Festa na roça, de Mario Zan

As brincadeiras são muito divertida e engraçada, essas não podem faltar!

Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é “Festa na roça”, de Mario Zan. Mas, se você não tiver essa música disponível, coloque outra que seja bem tradicional e vá coordenando a dança. Não precisa ensaiar, é tudo no improviso!

quadrilha

Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha. As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar. Um adulto entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta.

correio elegante

Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado.
Pescaria: recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.

pular a fogueira

Corrida do saco: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada. Nota: Para substituir o saco de pano pelo de plástico (grosso) de lixo, que é mais escorregadio, é preciso testar o local da corrida com antecedência.

corrida do saco

Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.

corrida de três pé

Bingo: compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira. O vencedor leva para casa uma prenda.

bingo

Ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido – pode ser um tomate ou uma batata – numa colher até chegar à linha de chegada.

ovo na colher

Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca – deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas – pode ser de tênis ou frescobol – na boca do palhaço.

boca do palhaço

Pescaria : pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes que correspondem a diferentes brindes.

pescaria

Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas – de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.

Argolas

E as gostosuras hum!!! Sem ela o povo não vai ter energia para aguentar tanta diversão, como é uma festa típica aqui vai alguns exemplos:

comidas tipicas festa junina

pipoca doce e salgada,quentão,amendoim,cocada,bolo de fubá,pinhão cozido,maçã do amor etc… o importante é que tenha muita comida típica para o povo não desanimar.