indio1indio2 indios

O povo indígena costuma ser muito festeiro, muito celebrador. Todos os acontecimentos são motivo para fazer festa e comemorar,”ou mesmo motivo para uma dança guerreira ou de luto. Todas essas atividades envolvem as pessoas da comunidade, que Se prontificam a organizar tudo o que for necessário para o bom momento festejado. Como se sabe, não dá para imaginar algum tipo de comemoração sem música; assim, todos os grupos indígenas brasileiros desenvolveram uma forma de manifestar-se musicalmente: alguns passaram a confeccionar flautas; de tamanhos bastante variáveis, usando material da floresta; outros confeccionam e usam maracás ou pequenos braceletes que ao serem chacoalhados emitem sons, dando o tom aos jogos ou festejos.

O instrumento por excelência dos povos indígenas é, no entanto, o próprio corpo. Utilizando o próprio corpo, os índios geram um som inconfundível. São gritos roucos ou fortes, batidas de mãos ou pés numa coreografia perfeita que põe os participantes em harmonia consigo mesmos e com a natureza.

Por meio da música os índios contam as histórias da sua origem, ensinando às crianças as tradições milenares de cada povo. Essas músicas que atravessam os séculos são formas de eles fazerem ouvir a própria voz e a voz dos deuses, que permanecem vivos ao som daquela sempre nova melodia.