Category : Lançamento

29 posts

O semáforo inteligente que ajuda idosos

As ruas andam cada vez mais perigosas, agora, imagine para um idoso atravessar rapidamente a travessia de pedestres antes do sinal abrir? Uma campanha criou o semáforo inteligente que pode ajudar com este problema cotidiano.

Curitiba/PR ganhou um novo sistema para a segurança dos idosos nas ruas. Foram registradas em 2012 mais de 2700 mortes por atropelamento. Em parceria com a agência OpusMúltipla, o Setran alterou o tempo que alguns semáforos ficam abertos para os pedestres.

semafarointeligenteidososblogdadvdeise

Para descobrir a velocidade média em que os idosos entre 60 a 90 anos andavam, fora feita uma pesquisa com quase 500 participantes. Com base nesses dados, o tempo de travessia de 12 segundos passou para 18 segundos. Ao ver os resultados, a Prefeitura de Curitiba implantou 120 semáforos inteligentes em 31 pontos da cidade, permitindo que os idosos e também pessoas com dificuldade de mobilidade possam acionar o dispositivo através dos seus cartões de transporte.
O sistema era bem prático, bastava encostar o cartão de transporte no dispositivo dos sinais de pedestre e logo ganhava-se alguns segundos a mais, o que permitia uma passagem mais segura pelas ruas.

O vídeo abaixo mostra como a ação da campanha foi vista pelo povo, se realmente funcionou e como os idosos se sentiram.


Nunca mais Kiss! – Denuncie boates irregulares pela internet!

nunca mais kiss

A tragédia da Boate Kiss atingiu milhares de gaúchos com a triste notícia de que uma grande quantidade de jovens haviam morrido em um incêndio causado pelas irregularidades do local. O Instituto Tolerância teve a inovadora ideia de criar um portal onde todos podem denunciar as irregularidades de alguma boate que conheçam.

Isso irá facilitar e muito o trabalho de quem as regulariza, além de ajudar a manter a ordem e segurança de quem procura se divertir. O Instituto adverte aos usuários: “O frequentador de um bar ou casa noturna que identificar problemas com extintores de incêndio, saídas de emergência, alvará de prevenção e proteção contra incêndio, lotação máxima, luzes e sinalização de emergência ou outra questão importante poderá tomar três medidas: 1ª) entrar imediatamente em contato com a gerência da casa para que o problema seja solucionado; 2ª) ligar para o Corpo de Bombeiros; ou 3ª) usar o website para fazer uma denúncia.”

No site, o sistema é bem simples: você preenche seus dados e vai indicando o que encontrou de irregularidades no local.

nunca mais kiss boate kiss rs

O Projeto NUNCA MAIS KISS será, portanto, um trabalho cooperativo entre as instituições para ampliar a conscientização das pessoas e a capacidade de fiscalização de bares e casas noturnas no Estado do Rio Grande do Sul, visando a prevenção de situações de risco. Ajude também a espalhar esta mensagem, pois isto pode salvar vidas!

Acesse o portal:
• Nunca mais Kiss


PAGE TOP
Pular para a barra de ferramentas